top of page

ana cesário

flautista

Disco
PASSOS NO CHORO

spotify5.png
itunes3.png
youtube4.png

O disco é o resultado de uma trajetória de 13 anos de formação, onde a flautista, que começou a estudar na Escola de Música de Brasília, levou o aprendizado da música brasileira sempre par e passo ao da música clássica. Se dedicando à música popular e erudita com igual efervescência, a flautista expressa a sua musicalidade rompendo fronteiras, trabalhando com vários estilos musicais e também criando fusões entre eles. A paixão pela música de câmara e a combinação flauta – piano vem de longa data. Em todos os recitais da Escola de Música, e posteriormente da Universidade de Brasília, os pianistas estavam presentes executando junto à flautista, sonatas, choros e fantasias. Estes, sem dúvidas, grandes parceiros de incontáveis horas de ensaios para concertos e formaturas. Os grupos regionais, (flauta, cavaquinho, violão e pandeiro) que são grupos de câmara à maneira popular, também contam sobre a trajetória musical da flautista, que tem a roda de choro como uma segunda casa. Obras marcantes de compositores brasileiros, que também são os pioneiros do choro, estão presentes no álbum, como Chiquinha Gonzaga, Pattápio Silva, Zequinha de Abreu e Ernesto Nazareth.

A flautista Ana Cesário lança o seu primeiro disco, Passos no Choro, dedicado ao maravilhoso universo deste gênero brasileiro. Através da sonoridade da flauta, do piano e do grupo regional, o álbum toca a essência do choro, com suas formas, ornamentos, improvisos e sutilezas musicais. 

O disco propõe ao ouvinte uma viagem no tempo, rumo ao início do século xx, onde, em um salão de portas entalhadas com arabescos, e a mesa do café decorada com bibelôs franceses, várias pessoas dançam alegremente ao som da flauta e do piano, que executam com virtuosismo e irreverência as marchas-rancho de Chiquinha Gonzaga. Uma fuga de J. S. Bach ganhou uma nova instrumentação e também é executada nesse baile, dessa vez com pandeiro, cavaquinho, flauta, violão e violino. Além da saga através dos tempos, o ouvinte é convidado a apreciar as novidades da música instrumental brasileira, através das obras de Marcela Nunes (BH), Diana Mota e Iara Gomes (DF). A música “Passos no Choro”, obra de Chiquinha Gonzaga, dá nome a este álbum, que leva o título em homenagem à compositora, pianista e primeira maestrina do Brasil, figura forte e  grande fonte de inspiração para a flautista, que entrega este trabalho ao mundo como mais um passo dado no mundo da música. Patrocínio do FAC - DF , dirigido pelo flautista Sergio Morais, produção executiva por Naiara Lira. O time de músicos conta com: Rafa Flores no piano. Na flautas, Sergio Morais, Diana Mota e Sammille Bomfim. Juçara Dantas, Kaio Gracco e Jaime Ernest Dias nos violões. Nos pandeiros Valerinho Xavier e Juraci Moura. No cavaquinho Iuri Gules e nos violinos, Káshi Mello e Liliana Gayoso. Fotografias por Karina Santiago, design gráfico por Isah Araújo. Gravado nos estúdios Zen e Feedback (Brasília - DF), mixado e masterizado por Valério Xavier. 

mandala1_1200px.png
bottom of page